5 motivos para prestar atenção na comunicação interna da sua empresa

Tão importante quanto a comunicação externa (comunicação da organização com o mercado), é a comunicação interna da empresa (comunicação que acontece dentro da organização). Costumamos falar aqui na Remake que a comunicação interna é a “cola” que une todas as partes da empresa e garante que tudo funcione. Mas e quando a cola não funciona, o que acontece? As partes se desprendem e tudo desmorona. Por isso é tão importante acompanhar a eficiência dos processos de comunicação interna da empresa e fazer as correções necessárias. Ainda não se convenceu? Então confere aí embaixo 5 motivos para prestar atenção na comunicação interna da sua empresa:

  • Problemas de comunicação interna causam prejuízos financeiros às empresas: Erros custam dinheiro, e muitos desses erros são consequências de problemas na comunicação dentro da empresa. Por mais que “errinhos” possam não ter um impacto imediato, a recorrência deles pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa.
  • Em empresas com problemas de comunicação interna, a adaptação e ganho de produtividade de novos colaboradores são mais lentos: Um onboarding ineficiente ou problemas na comunicação da empresa atrasam a adaptação de novos colaboradores e impactam negativamente no seu desempenho, uma vez que eles não tem, no tempo correto, todas as informações que necessitam.
  • Uma comunicação interna ineficiente pode causar a corrosão do clima organizacional: Quando as pessoas não se entendem, o clima organizacional se deteriora, perde-se o senso de time e o engajamento dos colaboradores, fazendo com que os problemas se amplifiquem exponencialmente.
  • O grau de confiabilidade das informações de empresas com problemas de comunicação interna é menor: Toda tomada de decisão deve ser baseada em dados. Quando os problemas de comunicação da empresa são latentes, as informações coletadas podem não refletir a realidade da empresa na sua totalidade, atrapalhando o julgamento e a tomada de decisão por parte do gestor. 
  • Os problemas causados pela comunicação interna ineficiente corroem a imagem da empresa no mercado: Por mais que os problemas sejam internos da empresa, suas consequências se refletem externamente. Por exemplo: um erro na entrega de um produto, causado por uma falha na comunicação, gera a insatisfação do cliente. Quando esses acontecimentos se repetem, a imagem da empresa no mercado fica comprometida, às vezes irreversivelmente.

A Remake Business desenvolve, através da ferramenta Research, um diagnóstico automatizado para identificar pontos fortes e pontos fracos na comunicação das empresas. A partir daí, estrutura e aplica soluções personalizadas para cada negócio, abrangendo os módulos de comunicação interna, externa e internacional.

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