Quando o colaborador de uma empresa fala, ele não fala apenas por si. Ele representa a organização na qual trabalha e é a voz dela diretamente em contato com o mercado. Um mesmo conteúdo pode ser transmitido de inúmeras maneiras, sendo que alterações na forma de transmitir determinados conteúdos podem distorcer os mesmos e causar efeitos inesperados em quem está recebendo a mensagem.
Dito isso, como uma empresa com várias pessoas tratando de distintos assuntos com inúmeros receptores, garante que a mensagem a ser transmitida é a desejada pela organização? Como garantir que a mensagem da empresa seja transmitida por pessoas de diferentes funções e perfis? A resposta é mais simples do que parece: através da padronização da comunicação externa da empresa.
É preciso destacar que não estamos falando em “engessar” a comunicação da empresa. O uso de scripts, por exemplo, pode ajudar sim. Entretanto, os scripts não se aplicam a todas as situações e podem “robotizar” a comunicação. É claro que cada colaborador e cada cliente tem suas particularidades na comunicação. É importante sim que haja adaptações na comunicação, mas tais adaptações não podem distorcer a mensagem e os objetivos da empresa.
A padronização da comunicação externa só é possível através da estruturação de processos claros e do treinamento da equipe na utilização de tais processos. Dessa forma, é preciso que haja um entendimento unânime do propósito da empresa e um conhecimento profundo das soluções que são disponibilizadas por ela. Através de tais processos, é possível garantir que não haja inconsistências e que a comunicação da empresa com o mercado seja mais eficiente.
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