Dividir uma empresa em departamentos e setores pode ajudar e muito na sua organização. Outra consequência importante desse processo é a especialização. Quando existe tal separação, é possível alocar os melhores profissionais para cada função e esses tendem a se especializar e evoluir com o tempo. Outro ponto positivo, é que se torna mais fácil medir os resultados e corrigir problemas específicos através de uma análise setorial.
É possível elencar diversos benefícios em se ter uma estrutura bem definida. Entretanto, algumas consequências indesejadas também podem surgir desse processe. Talvez a principal delas seja surgimento de “ilhas” dentro da empresa. Onde cada setor é independente dos demais a tal ponto que parece haver “várias empresas” dentro de uma só.
Por conta de diferentes setores, muitas vezes, concentrarem em si pessoas de diferentes perfis, acontecem diversos ruídos no fluxo de informações entre as várias partes que compõem a mesma empresa. Tais ruídos são extremamente nocivos para o bom funcionamento da organização, uma vez que são um dos principais fatores para ocorrência de erros e para o desgaste na relação entre os colaboradores. Essa situação pode se agravar ainda mais caso as metas e objetivos sejam estritamente setoriais. Afinal, isso estimula os colaboradores a se preocuparem unicamente com o seu setor ao invés de pensarem na empresa como um todo.
Esses problemas podem ser amenizados ou até resolvidos quando se estabelecem processos de comunicação eficazes. É muito importante que os setores da empresa tenham acesso uns aos outros e uma comunicação clara e objetiva entre si. Não se trata apenas de evitar conflitos entre as diferentes áreas da empresa, é preciso que todos estejam cientes de como contornar esses conflitos e resolver os problemas que surgem no dia a dia.
Ferramentas estruturadas de comunicação interna podem ajudar e muito, mas não são suficientes quando não existe uma cultura de comunicação aberta dentro da empresa. É preciso enxergar a implementação de tais ferramentas como um meio de auxiliar na resolução dos conflitos e não nelas como a solução em si para tais conflitos.
Estabelecer objetivos e metas setoriais é algo realmente importante. Somar a esses, objetivos e metas globais, ajuda a criar o senso de unidade dentro da empresa. Para tanto, é preciso que esses objetivos e metas globais sejam consequência do trabalho conjunto dos setores e não um mero produto do bom funcionamento isolado deles.
Vamos usar como exemplo uma empresa que deseja aumentar a quantidade de contratos de venda dos seus serviços e consequentemente seu faturamento:
- A empresa pode faturar mais porque o marketing conseguiu uma grande lista de leads, o SDR qualificou essa lista, o comercial conseguiu fechar os contratos e o financeiro emitiu as cobranças na data correta.
Ou pode acontecer da seguinte maneira:
- O marketing mudou a estratégia de captura de leads após conversar com o SDR e entender as dificuldades que esse setor vinha enfrentando para qualificar os leads. O SDR, com uma lista mais adequada de leads, desempenhou melhor sua função e conseguiu passar informações mais precisas para o comercial. O time de vendas, em contato com o financeiro, conseguiu ajustar as melhores datas de cobrança para os clientes e para a empresa, fechando assim um número maior de contratos.
Note que a estrutura dos setores e suas funções mudou pouco ou nada. O que mudou foi a interação entre eles e a forma como as informações transitam entre um e outro. Criar processos estruturados para que tais interações aconteçam de forma natural e organizada, é vital para as organizações que desejam um crescimento contínuo e sustentável.
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