Você sabe o que é onboarding?

Em um mundo cada vez mais complexo, onde todos os dias surgem diversas empresas e soluções personalizadas focadas em atender problemas específicos, por vezes nos sentimos perdidos. Seja como profissionais ou como clientes.

O design, tanto de produtos quanto de serviços, tem se preocupado bastante em deixar os processos mais intuitivos. Além disso, métricas relacionadas com UX tem ganhado bastante atenção.

Nesse processo de entendimento do mercado em relação à uma nova empresa ou solução, as dinâmicas de onboarding têm se mostrado ferramentas importantes na hora de auxiliar profissionais e clientes a compreender a empresa ou solução de uma maneira mais completa.

Em linhas gerais, o onboarding é formado por um conjunto de dinâmicas organizadas que têm como objetivo apresentar de maneira aprofundada uma solução a um cliente ou a dinâmica da empresa a um colaborador.

Em relação aos clientes, o principal objetivo é que eles entendam como funciona a solução disponibilizada pela empresa, tanto de uma forma ampla quanto nos detalhes de cada funcionalidade. Dessa forma, o cliente consegue compreender todo o potencial da solução e enxergar mais valor nela. Isso aumenta o engajamento e mantem esse cliente por mais tempo gerando ganhos para a empresa.

Quanto aos colaboradores, principalmente os novos, o onboarding surge como um guia, acelerando a adaptação deles à empresa. Isso traz ganhos enormes, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Entender a cultura da empresa, os setores, dinâmicas e atribuições da função, faz com que o colaborador desempenhe suas funções de maneira alinhada aos objetivos da empresa. Do ponto de vista do colaborador, sentir-se parte integrante da empresa e saber onde e como elucidar suas dúvidas, faz com que ele esteja mais à vontade e desempenhe melhor suas funções.

Pode parecer que o conceito de onboarding é novo, mas na verdade ele já existe há muito tempo. Seja através de um manual de instruções ou de um livreto de boas práticas na empresa. O que mudou nos últimos tempos foi que as empresas passaram de uma posição passiva (onde apenas entregavam um manual e transferiam a responsabilidade aos clientes e colaboradores) à uma posição ativa (onde puxam para si a responsabilidade de ser fazerem entender no mercado).

Da mesma forma que em um curso ou palestra, a assimilação de informações durante o onboarding é tão alta quanto dinâmico e eficiente for o processo. Existem diversas metodologias e inúmeras ferramentas que auxiliam no onboarding. Entretanto, apenas implantar uma metodologia ou contratar uma ferramenta não garante a efetividade do processo. É preciso que se entenda as características da empresa, se crie uma cultura de onboarding e que o processo seja constantemente aprimorado através dos feedbacks coletados.

Como está o processo de onboarding de clientes e colaboradores na sua empresa? A Remake Business desenvolve treinamentos personalizadas nessa área e pode ajudar no processo de estruturação do onboarding na sua organização. Entre em contato com a gente e conheça mais a fundo nossas soluções.

Remake Business

(47) 9 9920 5557

remakebusiness.com.br

contato@remakebusiness.com.br