Sabe aquele quadrinho pendurado na parede da empresa com missão, visão e valores pegando pó? Ele foi uma tentativa frustrada de estabelecer uma cultura na organização. Sabe aquela reunião feita a portas fechadas para determinar como seria o comportamento da empresa dali pra frente? Outra tentativa.
O problema dessas tentativas é que elas não levaram em consideração um fator crucial: a comunicação. Se a estratégia é o cérebro da empresa e a cultura o coração, a comunicação é como o sistema nervoso que conecta e regula tudo. Desconsiderar essa variável durante o processo de construção de cultura, é fadar o projeto ao fracasso.
A comunicação é fundamental tanto no processo de construção da cultura quanto na difusão dessa dentro da empresa, especialmente quando falamos de novos colaboradores. Escutar o maior número de pessoas, através de processos de comunicação claros, durante a construção da cultura organizacional faz com que o projeto tenha maiores chances de sucesso uma vez que capta a percepção de muitos envolvidos com diversos pontos de vista diferentes sobre a empresa. Em relação ao processo de difusão de cultura, é impossível que o mesmo se estabeleça sem a utilização adequada da comunicação. Inclusive é possível, que caso os processos de comunicação não sejam corretamente estruturados, a mensagem seja recebida de maneira incompleta ou equivocada e o entendimento fique comprometido.
Desenvolver e difundir a cultura organizacional não é uma tarefa, mas sim um processo contínuo. Ter a comunicação como uma ferramenta dentro desse processo é fator determinante para o sucesso. Caso contrário mais um caso de “cultura que ninguém conhece” pode nascer.
Conheça as soluções da Remake Business para resolver problemas causados pela má comunicação nas empresas. Entre em contato com a gente agora mesmo.
Remake Business
(47) 9 9920 5557
remakebusiness.com.br
contato@remakebusiness.com.br