As pessoas tendem a pensar que pitchs são apresentações extremamente complexas feitas por grandes empresas ou que servem apenas para levantar investimentos para startups. Esses exemplos são sim possíveis utilizações para pitchs, mas esse tipo de apresentação não se resume a esses casos, de forma que seus objetivos podem ser bem mais simples do que levantar milhões de dólares em uma rodada de investimento.
Existem diversos tipos de pitch, com inúmeros objetivos possíveis, e todos eles têm duas coisas em comum: uma estrutura e um objetivo. Sejam esses mais simples ou mais complexos. Tanto a estrutura quanto o objetivo do pitch, servem para que o mesmo seja objetivo. Um pitch jamais será um brainstorming. Sua função é transmitir de maneira clara uma mensagem do locutor ao interlocutor, de forma que o primeiro influencie o segundo a agir de uma maneira compatível com as suas necessidades.
Por exemplo: alguém que está vendendo água na sinaleira. Seu objetivo é vender a água. Dado o pouco tempo que tem entre o sinal vermelho e o verde, sua estrutura de pitch precisa ser enxuta. Dessa forma, ele precisa encontrar argumentos bons o suficiente para convencer as pessoas de comprar a água nos poucos segundos que tem.
“Mas então um vendedor de água pode ter um pitch pronto?”. Não só pode, como deve. Inclusive, precisa ter mais de um pitch estruturado. Afinal, a maneira de vender água em uma sinaleira é diferente de vender água em uma rodovia interditada. A maneira de vender água para um homem é diferente de vender água para uma mulher. É preciso que o pitch tenha uma estrutura central, mas seja adaptável a diferentes situações e públicos.
Vamos falar mais sobre estrutura e adaptação de pitch em breve. Objetivo desse texto, é mostrar que ter diferentes pitchs preparados é importantíssimo. Você trabalhando com vendas ou não. Afinal, além de vender, um pitch também pode ter a função de impactar, persuadir, convencer, apaziguar e diversas outras coisas importantes, tanto para o dia a dia profissional quanto pessoal.
Outro ponto importante é que certamente vão aparecer oportunidades para você apresentar seu pitch em momentos que você não espera. Seja encontrando um potencial cliente na fila de um banco ou em um elevador, e até mesmo em uma confraternização de um amigo em comum. É importantíssimo estar preparado e com o pitch na ponta da língua a todo momento.
Pare e reflita. Como você tem feito suas apresentações ultimamente? Como estão seus pitchs? A utilização dessa ou daquela palavra pode fazer toda a diferença. Certas estruturas são mais adequadas para determinadas situações, enquanto outras estruturas desempenham melhor em situações diferentes. Tudo isso precisa ser levado em consideração, além de que um pitch precisa ser constantemente atualizado. Conseguir fazer bons pitchs é determinante para o sucesso de qualquer profissional.
A Remake Business possui a capacitação: “Como fazer uma apresentação eficaz”, que é específica para estruturação e desenvolvimento de pitchs. Já aconteceram 3 turmas em 2022, sendo que 93% dos participantes atribuíram nota 10 para esse treinamento e os outros 7%, nota 9. Já estamos abrindo novas turmas para esse ano de 2023, mas as vagas são limitadas. Entre em contato com a gente agora mesmo para saber mais sobre essa e outras soluções da Remake Business.
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