Nós, founders da Remake, nos conhecemos há um bom tempo e temos muitas coisas em comum. Entre elas a paixão por jogos de RPG como D&D e Tormenta 20. RPG? D&D? Tormenta 20? O que é tudo isso e como essas coisas estão relacionadas com o mundo dos negócios? Vamos às explicações!
Tanto o D&D, quanto o Tormenta 20, são jogos que tem em sua base a metodologia de RPG. O D&D (Dungeons and Dragons) é mundialmente conhecido e remonta à década de 70, enquanto o Tormenta 20 é uma adaptação brasileira, mais recente, desse mesmo sistema. O foco desse texto não está em explicar o funcionamento do D&D ou do T20. Afinal, existe muito material disponível na internet caso você queira embarcar nessa aventura. A intenção aqui é explicar o que é, e como funciona o sistema de RPG, além de mostrar o quão eficiente ele pode ser para determinados objetivos.
RPG é abreviação de “Role Playing Game” (que em uma tradução literal seria: Jogo de Interpretação de Papéis). Portanto, a base do RPG é exatamente essa: interpretação. Além disso, precisamos apenas de algumas regras, dados que serão rodados para determinar situações e muita criatividade.
Se você nunca teve contato com RPG, pode ser que tudo esteja meio confuso ainda. Então vamos dar alguns exemplos reais de aplicações da metodologia de RPG pela Remake:
Uma de nossas turmas de inglês havia completado os dois primeiros módulos, focando sempre no dia a dia da empresa em que eles trabalhavam. Isso os ajudava muito profissionalmente, mas com o passar do tempo acabou se tornando um pouco desgastante falar sobre os mesmos assuntos. Então propomos a utilização do RPG e eles toparam. Tudo começou com a criação de um mundo fantástico, repleto de criaturas míticas, no qual os participantes tinham poderes e habilidades especiais. Juntos, eles passaram por diversas aventuras e precisaram cooperar para se dar bem. Tudo isso em inglês. Nosso founder, e também professor Nacho, conduziu toda a narrativa, aproveitando para ensinar e treinar estruturas avançadas e muito importantes do idioma. Afinal, nesse mundo fantástico tudo é possível.
Percebendo o quanto os alunos engajaram e evoluíram com essa metodologia, fizemos a mesma proposta a outra turma que também topou. Esse grupo trabalhava em uma empresa de tecnologia (no mundo real) e escolheu montar um mundo pós-apocalíptico para a sua narrativa. Então eles precisaram utilizar seus conhecimentos em tecnologia para abrir portas, hackear sistemas e até mesmo desarmar uma bomba. Através desse sistema e com a condução do professor, eles puderam aprender e praticar estruturas complexas do inglês, além de palavras avançadas que serão utilizados no seu dia a dia de trabalho.
Uma outra aplicação clara para o RPG se refere ao PDI (plano de desenvolvimento individual). Afinal, você pode escolher melhorar aspectos específicos em si mesmo. Se você tem dificuldade em expor suas ideias, pode escolher ser um personagem falante. Caso seu problema seja tomar decisões, pode ser uma ótima ideia ser o líder do grupo. Mas se a questão for sua impulsividade, escolher um personagem mais reflexivo pode ser uma decisão muito assertiva.
Dessa forma, utilizamos o RPG para criar um ambiente seguro, confortável e divertido para o aprendizado de idiomas. Os participantes criam um vínculo com o seu personagem e os demais, sentindo-se mais engajados a participar imersivamente nos encontros. A metodologia tem se mostrado tão eficiente, que já estamos adaptando-a a outros produtos da Remake.
Esse é apenas um dos métodos utilizados pela Remake Business para o ensino de idiomas. Quer saber mais sobre a metodologia de RPG, além das nossas outras soluções em comunicação empresarial? Entre em contato com a gente agora mesmo.
Remake Business
(47) 9 9920 5557
remakebusiness.com.br
contato@remakebusiness.com.br