Ferramentas para planejamento empresarial

Dentre tantos debates gerados pela pandemia, o planejamento empresarial foi o centro de inúmeras discussões. Como se preparar para um contexto tão inesperado? Como fazer qualquer tipo de planejamento em um momento de tantas incertezas? Adaptar o planejamento atual ou começar tudo do zero? Planejar?

Ao contrário do que alguns afirmaram, a pandemia não diminuiu a importância do planejamento empresarial, mas sim a evidenciou. Empresas mais planejadas se saíram melhor que seus pares de mercado com um nível de planejamento inferior ou inexistente. 

É fato que muitos paradigmas em relação ao planejamento empresarial foram quebrados com a pandemia. Planejamentos engessados e com prazos alongados se mostraram menos eficientes no contexto de incertezas que tivemos. Falando em incertezas, a crescente globalização e consequente maior dinamicidade dos mercados, gera cenários que mudam cada vez mais rapidamente. Com esse contexto, planejamentos com prazos menores e constantemente revisados, são decisivos para o crescimento sustentável da empresa.

Com 2022 quase terminando, precisamos acelerar o planejamento de 2023. Para ajudar você nessa tarefa tão importante, a Remake separou algumas ferramentas muito úteis quando o assunto é planejamento empresarial. Não vamos nos aprofundar muito na explicação de cada ferramenta, pois o texto ficaria gigante. Caso surja qualquer dúvida, é só entrar em contato com a gente, combinado? Confira as ferramentas abaixo:

  • Business Model Canvas: O Canvas do modelo de negócios é uma ferramenta fantástica para observar o funcionamento da empresa e a relação dela com outros agentes no mercado. O BMC se popularizou muito nos últimos anos, especialmente quando se fala da estruturação de novos negócios. Entretanto, também é muito útil para negócios já constituídos.
  • Objetivos e metas SMART: Toda empresa precisa ter objetivos e esses devem ser subdivididos em metas. Tais metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Quer conhecer a metodologia da Pirâmide do Objetivo? Clique aqui para baixar nosso ebook.
  • Mapa de empatia: Indicado para observar e estruturar comportamentos das personas e com base nessas informações, montar estratégias mais adequadas.
  • Matriz SWOT (FOFA): Essa ferramenta é utilizada para observações de pontos positivos e negativos na empresa e no mercado. Sendo: Forças (pontos positivos da empresa), Fraquezas (pontos negativos da empresa), Oportunidades (pontos positivos no mercado) e Ameaças (pontos negativos no mercado). Através dessa observação é possível potencializar as Forças e aproveitar as Oportunidades no mercado, bem como mitigar as Fraquezas e se proteger das Ameaças.
  • Matriz BCG: Permite a análise e classificação dos produtos disponibilizados pela empresa para, a partir daí, decidir qual posicionamento será tomado para cada produto. Aumentar, manter ou diminuir a participação dele no mercado.
  • Análise PESTEL: Analisa o comportamento de fatores macro e como eles podem impactar no negócio. Dentre eles, fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.
  • Forças de Porter: Essa ferramenta centra sua análise no mercado no qual a empresa está inserida. Observando fatores como: poder de barganha dos clientes e fornecedores, nível de concorrência, ameaça de produtos substitutos e ameaça de entrada de novos concorrentes.
  • Matriz de Ansoff: Faz uma análise cruzada entre os produtos da empresa e a situação dos mercados disponíveis. A partir desse ponto, é possível tomar melhores decisões em cada um dos casos.
  • Matriz GUT: Essa ferramenta auxilia na definição de quais ações são prioritárias dentro da empresa. A partir dessa atividade, é possível desenvolver um plano de ação para que as atividades realmente mais importantes sejam desenvolvidas primeiro e tenham um maior impacto na empresa.
  • 5W2H: Essa ferramenta permite a definição de pontos importantes para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor forma possível dentro da empresa. Em relação a cada tarefa, define-se: O que (fazer), Por quê (fazer), Onde (fazer), Quando (fazer), Quem (é o responsável), Como (fazer), Quanto (vai custar). 

É muito importante destacar que todas as ações decorrentes da utilização dessas ferramentas devem estar alinhadas ao princípio da empresa (em certo grau parecido com a famosa tríade missão, visão e valores). Somente dessa forma a organização atingirá seus objetivos de maneira plena.

Lembre-se de envolver várias pessoas no planejamento da empresa. Todos podem contribuir de alguma forma para o processo e opiniões diferentes devem ser sempre consideradas. Olhe para dentro do negócio, mas não se esqueça do mercado. Mais informações geram um planejamento mais robusto e as chances de sucesso são maiores. Entretanto, não espere ter todas as informações do mundo para planejar. Inicie e se adapte ao longo do caminho. Afinal, já dizia Darwin, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

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