Comassim?
A pergunta pode parecer estranha. Afinal, como uma empresa pode ser grande desde pequena? Se ela inicia pequena não é grande e se já nasce grande nunca foi pequena.
Não me refiro à grandeza de números, como quantidade de colaboradores, vendas, faturamento ou lucros. Mas sim à grandeza da mentalidade dos seus gestores e demais colaboradores. Uma empresa que nasce pequena mas tem uma mentalidade de crescimento, que nasce local mas tem uma mentalidade global, tem muito mais chances de se tornar uma grande empresa.
“Ah, mas minha empresa atende apenas regionalmente e está tudo bem…”
“Ah, minha empresa não tem um produto/serviço que possa ser comercializado com o exterior…”
“Não conseguimos atender direito nem o mercado interno…”
Será mesmo? Vamos caso a caso:
Será que está tudo bem em atender apenas regionalmente? Pense comigo: O quanto isso limita seu crescimento? O quanto um novo competidor pode te ameaçar? O quanto isso deixa sua empresa estagnada e suscetível a ser ultrapassada? O quanto um problema regional pode te afetar? Talvez sua empresa não esteja tão segura quanto imagina atendendo apenas regionalmente.
Será que sua empresa não tem nada que interesse ao mundo? Uma barraca de cachorro quente pode ter uma forma diferenciada de preparar seu produto e abrir franquias em outros países. Pode ainda comercializar conhecimento, seja na hora de preparar o alimento ou na maneira de vendê-lo. Moramos em um país que é muito bem quisto no exterior e mesmo com todos os seus defeitos, desperta a admiração de uma legião de pessoas. Por que não exportar nossa criatividade e nosso jeito de fazer as coisas? Será mesmo que não há pessoas do outro lado do mundo precisando do SEU produto ou serviço?
Sobre não conseguir atender nem o mercado interno, talvez seja a afirmação mais verdadeira e também a mais preocupante. Caso você ainda não consiga atender sua demanda atual, mas esteja se preparando para isso, tudo certo. No entanto, se não consegue atender sua demanda e não se preocupa com isso, está desperdiçando uma grande oportunidade de crescimento. Ademais, se a demanda interna é grande, a chance do exterior também querer seu produto tende a ser expressiva também
Existem inúmeros outros exemplos de objeções relacionadas a vender para o exterior e a maioria esmagadora delas está relacionada muito mais a questões de mentalidade do que a questões operacionais e mercadológicas.
Pare e reflita. Comece a observar sobre como a sua empresa pode se relacionar com o exterior. Talvez esse processo seja no médio e longo prazo, mas é preciso mapear isso desde já. Fique atento às oportunidades e lembre que você não precisa fazer tudo sozinho. Existem diversas organizações que apoiam os empresários que desejam exportar, como Sebrae, BNDES, Apex, entre outras.
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